The Dreamer...

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
“Quem é você?”, perguntou a Lagarta. Não era uma maneira encorajadora de iniciar uma conversa. Alice retrucou, bastante timidamente: “Eu — eu não sei muito bem, Senhora, no presente momento — pelo menos eu sei quem eu era quando levantei esta manhã, mas acho que tenho mudado muitas vezes desde então. "O que você quer dizer com isso?”, perguntou a Lagarta severamente. “Explique-se!” “Eu não posso explicar-me, eu receio, Senhora”, respondeu Alice, “porque eu não sou eu mesma, vê?” “Eu não vejo”, retomou a Lagarta. “Eu receio que não posso colocar isso mais claramente”, Alice replicou bem polidamente, “porque eu mesma não consigo entender, para começo de conversa, e ter tantos tamanhos diferentes em um dia é muito confuso.” “Não é”, discordou a Lagarta. “Bem, talvez você não ache isso ainda”, Alice afirmou, “mas quando você transformar-se em uma crisálida — você irá algum dia, sabe — e então depois disso em uma borboleta, eu acredito que você irá sentir-se um pouco estranha, não irá?” “Nem um pouco”, disse a Lagarta. “Bem, talvez seus sentimentos possam ser diferentes”, finalizou Alice, “tudo o que eu sei é: é muito estranho para mim.” (Lewis Carroll)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Porta Certa



A Porta Certa...


" Não pense que só porque você continua a bater na parede ela vai se transformar em uma porta"

citado por Kathy Fettke



Uma das coisas mais impressionantes na história humana é o fato de acreditarmos. Talvez isso não fique claro, para a maioria de nós, mas acreditar em algo -- especialmente quando todos os outros não entendem nossos sonhos -- é o que tornou a história na Terra tão interessante, tão fabulosa e tão rica. Cada um de nós tem suas crenças, assim como cada empresa tem, também, crenças coletivas. Até um departamento, ou setor, tem suas crenças (geralmente negativas e derrotistas, mas isso é assunto para outro boletim).
Naturalmente, muitas das nossas crenças estão erradas, até porque muitas delas (por mais belas que sejam) são mutuamente excludentes.
Mas isso não importa para nossa análise. Importa o fato de que, quando acreditamos em algo, perseveramos em nossa crença e vamos muito mais longe do que quem não acredita.
Mas o que fazer quando você acredita em algo (por exemplo, de que possa ser presidente da sua empresa, ou do Brasil, de que possa formar-se na faculdade mesmo começando lá com 80 anos, de que possa lançar uma campanha para plantar um milhão de árvores, ou dar a volta ao mundo no ano que vem, largar um vício que está destruindo sua vida, reorganizar sua história financeira, reaproximar-se de sua família, encontrar sua "alma gêmea" ... ) mas não tem nenhuma razão lógica para conseguir isso e, pior, ainda conta com a descrença das outras pessoas?
Então você deve procurar a porta certa. A porta certa não vai surgir somente porque você deseja esmurrar a parede. Ela está alí perto, esperando que você a olhe. Mas você tem que acreditar e questionar suas atuais ações. Acreditar que, talvez, você tenha que mudar.
O paradoxo está aqui: se você acredita muito, terá a vontade de abrir a porta exatamente onde você está agora, na parede. Mas a porta pode estar bem ao lado, e você não a verá enquanto não se afastar um pouco dessa crença. Muitas pessoas acreditam demais em algo e, de repente, desistem. Deixam de acreditar completamente. Não faça isso. A vida não é "tudo ou nada".
Se a parede não "abre", depois de muitas tentativas, é porque provavelmente a porta não está lá. Afaste-se um pouco. Observe as proximidades.
Nossa visão da realidade é turva, quase cega, como se tivéssemos uma visão péssima e nossos óculos mostrassem somente imagens difusas.
Olhe com atenção. A porta está próxima. E, caso não esteja, você só saberá olhando de uma perspectiva maior. Afaste-se um pouco e pense.
Acredite e não desista. Mas não fique eternamente batendo na parede.
Como lembrou Kathy Fettke, não pense que só porque você continua a bater na parede ela vai se transformar em uma porta. Desistir é inaceitável.
Mas uma retirada estratégica não é. Pare um pouco. Olhe em volta.
Recupere suas energias. E vá em direção à porta. A porta certa.

E nunca, jamais desista. Não hoje.

Do professor de Curso à Distância pelo Sebrae - tutor Paulo.

Um comentário:

  1. Adoreiii este texto amiga!!!
    Muito mesmo... excelente! Vamos pprocurar a porta :D

    ResponderExcluir